segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas preciosas na escolha da chupeta, o tema de hoje é Saúde Bucal.

Quem teve o cuidado de pesquisar pra gente sobre o assunto foi a Rebeca, que também está esperando uma menina linda chama Manuela.

Com a palavra:







Bom, como sou uma gravidinha filha de uma cirurgiã dentista não podia de pesquisar, ler e discutir sobre o assunto saúde bucal da gestante e da criança né ? rs
Ganhei da minha mãe já a primeira chupeta da minha filha em um dia qualquer dentro de uma farmácia e levei de brinde uma mini aula sobre o assunto, que logo depois desenvolvi melhor.....
Vou deixar aqui algumas observações (com o respaldo da Dra. Débora Pyles minha mãe que é uma excelente profissional) para poder talvez ajudar outras gravidinhas neste assunto ....


- Saúde Bucal da Gestante

Como sabemos, a boca é a principal porta de entrada de microorganismos e de bactérias do nosso corpo, a principal porta de entrada para as doenças.
E quando falo em boca não falo somente nos dentes não, falo em gengiva e língua também.
Em uma boca saudável o número de bactérias está perto dos 10 bilhões segundo estimativas e cerca de 500 espécies de micro-organismos (bactérias, fungos, protozoários, vírus).
As gestantes tem uma responsabilidade maior ainda em promover uma boa higienização bucal devido a possibilidade de transmissão desses micro-organismos patogênicos para seus filhos.
A mais comum e presente das doenças bucais em gestantes é a gengivite devido ao aumento da vascularização dos tecidos moles da boca.
Pode-se observar uma gengivite caraterizada por um inchaço, coloração vermelho azulado, superfície lisa e brilhante e principalmente a presença de sangramento durante a escovação / mastigação.

Por isso meninas, vamos caprichar na escovação e no correto uso do fio-dental !!!!


- Primeiros Cuidados com a Saúde Bucal dos Pequenos

Quanto aos nossos anjinhos......
Os bebês já nascem com todos os dentes mas não podemos vê-los porque estão escondidos nas gengivas e só vão começar a aparecer lá pelo 6º mês de vida.
Isso não quer dizer que nestes meses não precisamos cuidar da saúde bucal dos pequenos, os cuidados começam assim que eles nascem.
 Logo após amamentar é importantíssimo que limpemos as gengivas do bebê com uma gaze umedecida, isso ajuda a tirar o resto de alimento (leite) que fermenta e forma uma película aderente podendo causar cáries logo quando os dentes começam a rasgar as gengivas.

Dica: para deixar esse ato da limpeza mais agradável você pode preparar uma infusão de camomila que tem ação antisséptica, refrescante e gosto agradável e umedecer a gaze nessa solução (pode colocar a solução num frasco dosador tipo conta gotas).
Recomenda-se não guardar a infusão por mais de um dia, para que não sofra alterações químicas do princípio ativo da planta.
(Proporção da infusão : 2 colheres de sopa de flores secas para meio litro de água)

Quando os dentinhos começarem a aparecer é importante limpá-los ao menos duas vezes ao dia com a ajuda de uma escovinha própria para a idade (que além de promover a limpeza vai massagear e estimular o correto “nascimento” dos dentinhos), água e creme dental sem flúor (só “suje” as cerdas, não exagere na quantidade).
A escovinha : dedeira de silicone (você encontra em várias marcas em farmácias e supermercados, e é indicada até 1 ano de idade).


É importante ressaltar que todas as mamãe devem levar seus anjinhos ao dentista antes de completarem 1 aninho de vida e creme dental com flúor somente a partir dos 3 aninhos de vida.


- A chupeta






A chupeta é relacionada apenas com a necessidade fisiológica da sucção, um complemento de sucção.
A sucção e a fome deveriam ser atendidas ao mesmo tempo e o normal depois da criança satisfeita seria adormecer certo ?


No entanto, pode acontecer a satisfação pela metade, ao mamar no seio ás vezes o bebê pode atingir a plenitude da sucção antes da plenitude gástrica (sensação de estômago cheio): adormece, mas dali a pouco acorda, pois ainda está com fome.
Mesmo no seio, pode atingir a plenitude gástrica e ainda faltar a sucção: adormece, mas também acorda logo, pois ainda está faltando satisfazer a necessidade de sucção.
No primeiro caso é preciso amamentá-lo mais, mas no segundo uma chupeta bem dosada ajuda a satisfazer a sucção que faltava.
Como reconhecer se ainda há uma necessidade de sucção ? Após as mamadas (quando o bebê acordar muito breve) basta tocar o contorno dos lábios com o bico da chupeta; se houver essa necessidade o bebê desencadeará os movimentos de sucção.
Deve ser utilizada em pequenos intervalos de tempo, sendo puxada de vez em quando lentamente para trás estimulando o cansaço e o trabalho muscular.
A chupeta sé deve ser utilizada para resolver essa necessidade : não pode ser usada como compensação (ao chorar, para distrair, algum desconforto).
O bebê, satisfeito, larga a chupeta e dorme de boa fechada.
Essa fase é a chamada fase oral da criança, muito importante para nossos pequenos e vai durar por toda a vida (claro, de diferentes maneiras) e é pura e simplesmente uma necessidade de prazer que a criança tem.


Se nós mamãe tivermos essa paciência e dedicação, nossos anjinhos irão automaticamente rejeitar o uso da chupeta conforme o tempo, afinal, eles não precisarão mais disso.

Como escolher a chupeta certa ?
Bico ortodôntico curto, não muito mole (de silicone) e com orifício pequeno (aquele espacinho entre o bico e a proteção bucal).

Minha mãe recomenda as da marca NUK, tanto a chupeta quanto a mamadeira, copinhos, e etc .....



Espero ter ajudado ..... se alguém tiver alguma dúvida, questão ou comentário sobre o texto ou qualquer outro assunto relacionado a saúde bucal terei o prazer de tentar esclarecer (por meio da mamis, é claro) !!!!!

Rebeca Kuntz Pyles Sapede
  rebeca.sapede@gmail.com