segunda-feira, 23 de abril de 2012

Olá Mom's!

Estou a um tempinho sem postar aqui no Blog, pela praticidade, acabo postando mais na nossa página do Facebook: Trocando Fraldas e Ideias no Facebook!  Já curtiram?!

E por falar em Facebook, hoje temos um sorteio muito legal!! O friozinho está chegando, e pensando nisso, fizemos uma parceria com uma mamãe que vende peças muito lindas através do Facebook, adicionem o perfil da Lara Larinha e vejam que tem uma roupinha mais linda que a outra, e acessórios também como esse conjuntinho de inverno que estamos sorteando.



Para participar, basta adicionar o perfil da Lara Larinha AQUI, e através da nossa página do Facebook AQUI, clicar em PROMOÇÕES e depois em QUERO PARTICIPAR.

O sorteio derá realizado no dia 30.04.2012, às 18h00.

Boa Sorte!!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sobre o documentário "Bebês" de Thomas Balmés.

São quarto bebês de culturas completamente diferentes. Um africano, um mongol, uma americana e uma japonesa. Todos acompanhados em seu primeiro ano de vida, desde o nascimento, pelas lentes das câmeras de Thomas e sua equipe que captaram vários momentos da vida desses bebês, é muito curioso observar a semelhança entre eles, que são as descobertas, aprendizado e a curiosidade em relação ao mundo ao seu redor, mas as semelhanças param por aí, além do fato de estarem iniciando na jornada da vida.


Culturas nitidamente diferentes e a forma com o que os bebês são criados é o ponto principal desse documentário. Hattie, é a americada, vive sozinha com os pais, não tem muito contato com a natureza e nem com outras crianças,  são crianças criadas com mais "zelo e cuidado", onde tudo é esterelizado, a cultura japonesa é bem próxima à americana, com mais tecnologia e movimento e é onde vive Mari, uma bebêzinha de olhinhos puxados e curiosos. Olhinhos puxados como os de Bayor, o bebêzinho da Mongólia, que tem uma vida repleta de aventuras, ele vive no deserto, e na maior parte do tempo está com seu irmãozinho mais velho, que apelidei carinhosamente de "pequeno terrorista", como muitos irmãos mais velhos é ciumento e morre de medo de perder o espaço, eles vivem no meio dos bichos, cabras, galinhas, bodes e etc, e convivem bem com eles, mesmo em situações que aos nossos olhos podem representar perigo extremo. Mas o que mais me chamou a atenção foi o africano, Ponijai, um bebê gordinho e engraçado, que vive numa tribo na Naníbia, em um ambiente que nos parece nada higiênico, para se ter uma idéia, tem uma cena em que um cachorro lambe a boca de Ponijai e para eles isso é natural. Dessa cena e de outras vividas por esse bebê é que surgiram vários questionamentos em relação à maneira como estamos criando nossos filhos. Será que essa superproteção e cuidado são realmente saudáveis? Pude observar que o africano era o bebê mais ativo e estimulado, mesmo vivendo em "situações precárias".

"Bebês" é um filme que todas as mães deveriam assistir, para que pudessem refletir sobre a educação e criação de seus filhos. Eu vi e revi, e veria de novo, de tão válido e interessante a visão do diretor sobre tudo o que cerca esses primeiros momentos, esse mundo de primeiras experiências. Além das risadas e os vários "owns" que são inevitáveis, cheguei a uma conclusão de que o ideal é pegar um pouquinho desses quatro universos e inserir na vida da minha filha, aprender a esquecer um pouco desse "egoísmo" de querer proteger o filhote de tudo e de todos e deixá-los mais soltos para que eles possam aprender com os própríos passos e com os erros, que eles levantem sozinhos quando cairem, permitir com que eles sitam a natureza e convivam mais de perto com bichos.

Pra ser sincera, é bem difícil pensar assim, quem dirá agir. Mas a gente tenta.

Fica a minha sugestão para o próximo final de semana: Vejam "Bebês", um documentário encantador de Thomas Balmés.