quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

NA CABECEIRA: Esperando meu bebê

 Minha amiga Kathy, que já tem um filho de 1 aninho, o Lucas, me emprestou esse livro assim que soube da minha gravidez. É o livro mais detalhado que já li até hoje, ele acompanha semana a semana da gestação com muita informação. Esse é um bom livro pra se ter na cabeceira e ir tirando as dúvidas que vão surgindo a cada semana.


Dá uma olhada no tamanho do índice:

























MUITA INFORMAÇÃO, NÉ!

Hoje, entro na 19ª semana da minha maior alegria, no livro conta sobre prisão de ventre, varises e todas as coisas que não são tão agradáveis mas que temos que saber que pode acontecer.



                                                        E pra finalizar, uma sinopse:




Have a nice reading!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NA CABECEIRA: Barriga redonda, barriga pontuda


Trata-se de um livro muito legal sobre as supertições e mitos da gravidez!


 Dá uma olhada na sinopse:
A jornalista Ana Paula Brasil e o médico Ricardo Lopes Pontes enfrentam os tabus, crendices e superstições da gravidez no livro Barriga redonda, barriga pontuda (Casa da Palavra), com prefácio de Fátima Bernardes e ilustrações de Jana Magalhães. A obra debruça sobre os ditos da sabedoria popular tentando dar uma visão científica dos fatos. É o caso da segunda barriga ser maior devido ao útero, que se torna menos rígido por conta da primeira. Ou ainda que as grávidas não devem tomar banho de banheira quente, para não elevar a temperatura do corpo e a pressão sanguínea. Em ambos os casos, a voz do povo procede. “Quando li Barriga redonda, barriga pontuda, percebi que a gravidez de trigêmeos fez com que eu não ouvisse muitas observações sobre a relação entre a aparência da barriga e o sexo do bebê. Mas sobre a gravidez, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, está tudo aqui no livro”, comenta Fátima, cujos filhos são pacientes de Ricardo Lopes Pontes.




Quem nunca ficou horas pensando sobre alguma coisa que alguém disse sobre a gravidez e que nos deixa com uma pulguinha atrás da orelha?

Chegou a hora de descobrir as verdades e mentiras sobre essas frases que nos atormentam.

E saiba que o formato da sua barriga, pode até significar alguma coisa, mas não o sexo do seu bebê.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Quanto a minha barriga vai crescer?


Estava lendo uma matéria da Super Interessante " Diário de uma Mãe Sincera, o que as grávidas não contam"... a experiência dela foi um pouco parecida com o que eu estou vivendo, descobrir no segundo mês, fazer o teste por insistência do namorado (no caso dela o marido), contar no terceiro mês já que até aí corremos o risco de aborto espontâneo, yoga para aliviar as dores e muitas outras vírgulas. Chego a acreditar que eu escrevi aquela matéria... mas não fui eu, foi a Gisela Blanco e nesse momento eu descubro o www.maegeek.com (bem legal!) e lá tem a matéria completa.

Mas o que eu achei legal mesmo e divido com vocês são essas comparações do tamanho da barriga com bolas. A minha está na bola de voley. Gesuis.



Mês 1 - 4cm




















Mês 2 - 8cm




















Mês 3 - 12cm






















Mês 4 - 16cm




















Mês 5 - 20cm




















Mês 6 - 24cm




















Mês 7 -  28cm





















Mês 8 - 32cm




















Mês 9 - 36cm


























Qual o tamanho da sua?

sábado, 17 de dezembro de 2011

Compras Coletivas para mamães!

Depois de postar aquela 'pequena' lista de coisinhas que você vai comprar para o seu baby, segue alguns clubes de compras para a nossa felicidade plena!
Nessa época de tantas despesas, nada melhor do que um descontinho.



Clube Web Fillhos:
http://www.clubewebfilhos.com.br

Mundo Bebê e Gestante:
http://www.mundobebeegestante.com.br/oferta/index.php

Bebê Boom:
http://www.bebeboom.com.br/oferta/index.php

E o gringo: Carter's.
http://www.carters.com/

Se vocês souberem de algum outro, me avisem tb! (:

Enjoy your shopping!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Enxoval do bebê - O Check List

Peguei essa lista no Anuário do Bebê da Revista Pais & Filhos.

Para ser bem sincera, não vou seguir à risca, mas é uma ótima referência para lembrarmos de tudo que poderemos precisar e o que está faltando, fique atenta no item 'roupinhas', já que isso depende da estação em que o filhote vai nascer, a minha vai nascer no inverno, isso faz muita diferença na hora de comprar as roupinhas.

Os itens desse Enxoval, são:

  •  Alimentação
  •  Roupinhas
  • Banho e toalete
  • Viagens e passeio
  • Quarto
  • Troca de fraldas
  • Saúde e higiene

Abaixo, uma amostra de como é a listinha e AQUI você faz o download de todos os itens!


Boas compras!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

NA CABECEIRA: Vovó Socorro! Mamãe não sabe fazer papinha!

Esse livro é a coisa mais fofucha e muito interessante!




















Ele aborda toda a alimentação do bebê, desde a amamentação, primeiros suquinhos e papinhas, as sopas e até o momento que o bebê pode se alimentar com refeições mais completas! Essa é uma dúvida de toda mãe: Quando devo parar de amamentar? Por onde devo começar a alimentação dele? e etc.

Esse livro vai nos ajudar bastante na alimentação do nosso pequenino!

Dá uma olhada no índice, basta clicar na imagem para aumentar:


Curtiu? Então corre na livraria mais próxima e mãos à obra! Digo... à colher de pau!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Matéria que fala sobre os riscos da Ultrassom.

Digitalizei essa matéria da revista 'Scientific American' que fala sobre os perigos da ultrassom, vejam!

Como diferenciar um casal de bebês gêmeos.

Álbum do Bebê - Pampers

Que fofo! A Pampers acaba de lançar o Álbum (Virtual) do Bebê, pra gente registrar os melhores momentos do baby em um álbum virtual! Basta entrar na página da Pampers Brasil no Facebook, na barra do lado esquerdo, clicar em Álbum do Bebê e começar o álbum.


Veja um vídeo com todas as instruções de como fazer o seu álbum:



Adorei!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas preciosas na escolha da chupeta, o tema de hoje é Saúde Bucal.

Quem teve o cuidado de pesquisar pra gente sobre o assunto foi a Rebeca, que também está esperando uma menina linda chama Manuela.

Com a palavra:







Bom, como sou uma gravidinha filha de uma cirurgiã dentista não podia de pesquisar, ler e discutir sobre o assunto saúde bucal da gestante e da criança né ? rs
Ganhei da minha mãe já a primeira chupeta da minha filha em um dia qualquer dentro de uma farmácia e levei de brinde uma mini aula sobre o assunto, que logo depois desenvolvi melhor.....
Vou deixar aqui algumas observações (com o respaldo da Dra. Débora Pyles minha mãe que é uma excelente profissional) para poder talvez ajudar outras gravidinhas neste assunto ....


- Saúde Bucal da Gestante

Como sabemos, a boca é a principal porta de entrada de microorganismos e de bactérias do nosso corpo, a principal porta de entrada para as doenças.
E quando falo em boca não falo somente nos dentes não, falo em gengiva e língua também.
Em uma boca saudável o número de bactérias está perto dos 10 bilhões segundo estimativas e cerca de 500 espécies de micro-organismos (bactérias, fungos, protozoários, vírus).
As gestantes tem uma responsabilidade maior ainda em promover uma boa higienização bucal devido a possibilidade de transmissão desses micro-organismos patogênicos para seus filhos.
A mais comum e presente das doenças bucais em gestantes é a gengivite devido ao aumento da vascularização dos tecidos moles da boca.
Pode-se observar uma gengivite caraterizada por um inchaço, coloração vermelho azulado, superfície lisa e brilhante e principalmente a presença de sangramento durante a escovação / mastigação.

Por isso meninas, vamos caprichar na escovação e no correto uso do fio-dental !!!!


- Primeiros Cuidados com a Saúde Bucal dos Pequenos

Quanto aos nossos anjinhos......
Os bebês já nascem com todos os dentes mas não podemos vê-los porque estão escondidos nas gengivas e só vão começar a aparecer lá pelo 6º mês de vida.
Isso não quer dizer que nestes meses não precisamos cuidar da saúde bucal dos pequenos, os cuidados começam assim que eles nascem.
 Logo após amamentar é importantíssimo que limpemos as gengivas do bebê com uma gaze umedecida, isso ajuda a tirar o resto de alimento (leite) que fermenta e forma uma película aderente podendo causar cáries logo quando os dentes começam a rasgar as gengivas.

Dica: para deixar esse ato da limpeza mais agradável você pode preparar uma infusão de camomila que tem ação antisséptica, refrescante e gosto agradável e umedecer a gaze nessa solução (pode colocar a solução num frasco dosador tipo conta gotas).
Recomenda-se não guardar a infusão por mais de um dia, para que não sofra alterações químicas do princípio ativo da planta.
(Proporção da infusão : 2 colheres de sopa de flores secas para meio litro de água)

Quando os dentinhos começarem a aparecer é importante limpá-los ao menos duas vezes ao dia com a ajuda de uma escovinha própria para a idade (que além de promover a limpeza vai massagear e estimular o correto “nascimento” dos dentinhos), água e creme dental sem flúor (só “suje” as cerdas, não exagere na quantidade).
A escovinha : dedeira de silicone (você encontra em várias marcas em farmácias e supermercados, e é indicada até 1 ano de idade).


É importante ressaltar que todas as mamãe devem levar seus anjinhos ao dentista antes de completarem 1 aninho de vida e creme dental com flúor somente a partir dos 3 aninhos de vida.


- A chupeta






A chupeta é relacionada apenas com a necessidade fisiológica da sucção, um complemento de sucção.
A sucção e a fome deveriam ser atendidas ao mesmo tempo e o normal depois da criança satisfeita seria adormecer certo ?


No entanto, pode acontecer a satisfação pela metade, ao mamar no seio ás vezes o bebê pode atingir a plenitude da sucção antes da plenitude gástrica (sensação de estômago cheio): adormece, mas dali a pouco acorda, pois ainda está com fome.
Mesmo no seio, pode atingir a plenitude gástrica e ainda faltar a sucção: adormece, mas também acorda logo, pois ainda está faltando satisfazer a necessidade de sucção.
No primeiro caso é preciso amamentá-lo mais, mas no segundo uma chupeta bem dosada ajuda a satisfazer a sucção que faltava.
Como reconhecer se ainda há uma necessidade de sucção ? Após as mamadas (quando o bebê acordar muito breve) basta tocar o contorno dos lábios com o bico da chupeta; se houver essa necessidade o bebê desencadeará os movimentos de sucção.
Deve ser utilizada em pequenos intervalos de tempo, sendo puxada de vez em quando lentamente para trás estimulando o cansaço e o trabalho muscular.
A chupeta sé deve ser utilizada para resolver essa necessidade : não pode ser usada como compensação (ao chorar, para distrair, algum desconforto).
O bebê, satisfeito, larga a chupeta e dorme de boa fechada.
Essa fase é a chamada fase oral da criança, muito importante para nossos pequenos e vai durar por toda a vida (claro, de diferentes maneiras) e é pura e simplesmente uma necessidade de prazer que a criança tem.


Se nós mamãe tivermos essa paciência e dedicação, nossos anjinhos irão automaticamente rejeitar o uso da chupeta conforme o tempo, afinal, eles não precisarão mais disso.

Como escolher a chupeta certa ?
Bico ortodôntico curto, não muito mole (de silicone) e com orifício pequeno (aquele espacinho entre o bico e a proteção bucal).

Minha mãe recomenda as da marca NUK, tanto a chupeta quanto a mamadeira, copinhos, e etc .....



Espero ter ajudado ..... se alguém tiver alguma dúvida, questão ou comentário sobre o texto ou qualquer outro assunto relacionado a saúde bucal terei o prazer de tentar esclarecer (por meio da mamis, é claro) !!!!!

Rebeca Kuntz Pyles Sapede
  rebeca.sapede@gmail.com





sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ser pai de menina...

Vi esse vídeo ontem no Facebook de uma amiga, comercial da Sprite mostrando como é ser pai de menina...!

Lindo, lindo, lindo!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

NA CABECEIRA: Vai ficar mais fácil...e outras mentiras que contamos às mães de primeira viagem.

Esse livro é um manual prático e honesto feito especialmente para as mães de primeira viagem.


Claudine Wolk se mostra o mais franca possível, de um jeito que só uma mãe ao se abrir com outra mãe consegue ser, ao contar sua experiências, desde a gestação, passando pelo parto e finalmente dividindo as maravilhas e os horrores de ser mãe. O que pude perceber nesse livro é que o modo de ver algumas questões não se aplica às brasileiras, como por exemplo, um certo desapego, que deve ser cultural, já que nos Estados Unidos as pessoas são criadas para serem pessoas "independentes", enquanto nós, somos criados para sermos "felizes".

De um jeito bem americanizado, ela conta detalhes sobre o parto, o que devemos conversar com o papai antes do nascimento, o que vai acontecer com o seu corpo, a rotina do bebê, entre outros temas importantes e que nos desperta tanta curiosidade. O mais legal é a forma divertidíssima que ela toca em alguns assuntos extremamente delicados, e se tivermos em mente que temos uma cultura totalmente diferente da autora, podemos aproveitar melhor as dicas e informações super detalhadas que ela nos dá de bandeja. E claro, quando se trata de comportamento, cada caso é um caso.


Have a nice reading!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Alguns cuidados com a alimentação.

Logo na primeira consulta, a médica disponibilizou um cardápio especial (lá embaixo no link para download), vou dividir com vocês algumas dicas importantes sobre alimentação.


Consuma uma grande variedade de alimentos, para receber os nutrientes necessários. Por exemplo, ao invés de consumir o sanduiche de sempre, procure alternar o pão, utilize pão integral em um dia, pão vitaminado no outro e assim por diante. Inclua muitas frutas no seu cardápio, bem como sucos.

Nesse período, não podemos sequer pensar em fazer dieta, mas devemos cortar alimentos gordurosos e diminuir os doces. A quantidade de peso ideal para os 9 meses de gestação é de 9 a 12 kg, acima disso a mãe pode prejudicar a si e ao bebê.

Alimentos que devem ser evitados sempre!
(Fonte: Esperando meu bebê. [Daphne Metland e Anna McGrail])

  • Queijos fermentados por fungos, como Camembert e Brie
  • Patês, inclusive de peixes, carnes e vegetais
  • Refeições prontas que não sejam meticulosamente reaquecidas
  • Carnes cruas e mal passadas 
  • Verduras e legumes de procedência desconhecida
  • Leite integral ou pasteurizado, consumir somente por leite desnatado
  • Fígado, por conter vitamina A em excesso
  • Ovo cru ou mal cozido, sorvete pastoso (como os vendido em máquinas) por conter salmonela
  • Bebidas alcoolicas, claro!
  • Cafeína
  • Amendoim
  • Adoçantes artificiais

É hora de dar um tempo naquele rodízio japonês, com exceção das mamães que são imunes à Toxoplasmose. Outra novidade pra mim é que não posso mais correr no Mc pra comprar casquinha, o lado bom é que é só por um tempo.

Para DOWNLOAD:  Cardápio para Gestantes.

Parte 1: http://www.sendspace.com/file/r28wb7

Parte 2: http://www.sendspace.com/file/845i1d

Além disso, existem os suplementos alimentares, eu tomo Natelle desde a 12ª semana e cada uma deve escolher, junto com o seu médico a vitamina que irá auxiliar sua alimentação.




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nova mania: Banho de Balde!

Hora do banho. Para alguns bebês essa hora deve ser conhecida como hora da tortura, ou coisa assim, eles começam a chorar quando a mamãe está tirando a sua roupinha até terminar o banho. Mas segundo alguns especialistas  e algumas mamães que já aderiram à essa nova técnica: Os seus problemas acabaram!



Uma nova mania que vem tomando conta dos quartinhos coloridos e fofos por aí, é o banho de balde. O balde, também conhecido por ofurô para bebês,  foi desenvolvido por designer holandeses, deixando o neném em posição uterina durante o banho, o contato com a água os tranquilizam tanto que alguns até dormem.


Nos primeiros dias, o baby deve ser enrolado em uma fraldinha de pano para sua maior segurança, com o passar do tempo, e quando a mãe tiver mais experiente e confiante, a fralda pode ser descartada. A temperatura da água deve estar entre 36° e 37°.


Vejam essa mamãe dando banho no filhote e me falem se vocês não morreram de vontade de fazer igual?





Nos links abaixo, você encontra uma matéria bem legal que foi exibida no programa da Ana Maria Braga:

1ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=INb6a2d-4Oo

2ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=z-QGGQBgdmo&feature=related

3ª parte: http://www.youtube.com/watch?v=JSLsXgQ2zaI&feature=related


Depois do 7º mês, o bebê fica mais seguro no balde do que na banheira, que com os movimentos ele pode escorregar. O mais conhecido é o Tummy Tub, que custa em média R$100,00, algumas mamães acabam comprando um balde comum transparente, já que a diferença entre ele e o Tummy Tub é que o segundo possui borrachas na base e um material anti-derrapante.

Além das lojas especializadas, o Tummy Tub pode ser encontrado no Mercado Livre com preços bem variados.

Agora é só escolher: banheira ou balde?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011



Andei pensando sobre os filmes que gostaria ver e rever durante a gestação, que contam lindas histórias da relação pais e filhos. #ficaadica

Pra começar, um filme que  "deixei passar", mas sempre tive vontade de ver... acho que chegou a hora. Ele conta a história de Ollie Trinke (Ben Affleck), um homem casado e bem-sucedido no emprego, que parece ter tudo o que sempre quis na vida. Porém sua vida de sonho desmora após sua esposa, Gertrude (Jennifer Lopez), morrer, deixando uma filha, Gertie (Raquel Castro), para Ollie criar. Ollie decide então deixar o emprego e ir morar em Nova Jersey, na casa de seu pai (George Carlin), onde foi criado. Lá ele arruma um trabalho desinteressante e busca encontrar ânimo para seguir em frente, enquanto que Gertie acha que Nova Jersey é um verdadeiro paraíso.

                                                                   Menina dos Olhos
                                                                     (Jersey Girl)


Já ouviu falar do filme em que a Natalie Portman mora no Walmart?! Esse é demais! Na história ela foi abandonada pelo namorado, aos 17 anos e grávida enquanto faziam uma viagem. Por nunca ter tido uma família de verdade, ela se encontra numa cidade desconhecida, sozinha, sem dinheiro e grávida. Novalee (Natalie Portman) ronda uma loja da Wal-Mart que estava por perto, surrupiando comida e suprimentos de suas prateleiras. Até que ela entra em trabalho de parto em plena loja e dá a luz a uma criança ali mesmo, tornando-se ambas personalidades instantâneas. Agora, Novalee conhece novos amigos e passa a fazer parte de uma não-convencional família, que irá ajudá-la a se transformar de uma adolescente sem-teto para uma forte mulher de sucesso.
    Onde Mora o Coração
     (Where Heart Is)

Para as mamães que preferem uma comédia, tem o "Ligeiramente Grávidos", que eu também ainda não vi, mas pela sinopse parece ser bem divertido:

Alison Scott (Katherine Heigl) é uma jovem bonita e ambiciosa, que está para estrear como repórter de uma importante emissora de TV. Ben Stone (Seth Rogen) e seus 4 amigos dividem o aluguel de uma casa bagunçada, sendo que todos insistem em se manter na adolescência mesmo já tendo 20 e poucos anos. Alison e Ben se conhecem numa boate e, completamente bêbados, passam a noite juntos. A ligação entre eles terminaria aí, mas algumas semanas depois Alison liga para Ben para informá-lo que está esperando um filho dele. A notícia faz com que Ben passe a questionar sua própria vida, além de aproximar duas pessoas que preferiam jamais ter se conhecido.

                                                                 Ligeiramente Grávidos
                                                                         (Knocked Up)

Outra comédia muito legal e linda é "Coincidências do Amor", com a Jennifer Aniston, que é uma mulher madura e bem sussedida que sempre sonhou em ser mãe, mas ainda não encontrou o homem certo, então decide por produção independente, seu melhor amigo ( Jason Bateman ) não concorda com ela, mas como bom amigo decide apoiá-la, ela consegue ter o bebê mas com o passar do tempo vão descobrindo que nem tudo saiu como planejado. Esse é um filme delicinha!

                                                                  Coincidências do Amor
                                                                         (The Switch)

Esse é um filme antigo, com uma história triste, mas curiosa.Para quem for ver, prepare a caixinha de lenços. Bob Jones (Michael Keaton) é um empresário bem sucedido, mas sofre de uma grave doença e tem os seus dias contados, sua esposa (Nicole Kidman) está grávida, com isso, decide então gravar um vídeo para o filho, se apresentando e passando para ele toda sua experiência, desejando muito estar vivo no dia de seu nascimento.
                                                                      Minha Vida
                                                                       (My Life)

Esse filme se passa nos anos 60, e conta a história de uma menina que ficou grávida aos 15 anos, imagina o que isso significa pra época:

Beverly D'Onofrio (Drew Barrymore) é uma garota que vive em uma cidade do interior dos Estados Unidos e sonha em chegar à universidade e tornar-se uma escritora. Porém, seus planos são subitamente interrompidos quando, aos 15 anos, ela fica grávida de Ray Murphy (Steve Zahn), um motoqueiro que conheceu há apenas poucas semanas. Com medo de que sua filha se tornasse mãe solteira, os pais de Beverly a obrigam a se casar com Ray e abandonar os estudos para cuidar da criança. Mas Beverly não desiste de seu sonho e, após enfrentar alguns erros e obstáculos, busca enfim realizá-lo.

                                                             Os Garotos da Minha Vida
                                                               (Riding Cars With Boys)

E pra terminar, um filme especial para os papais, que o Adam Sandler fez lindamente e com certeza você já viu na TV no Dia dos Pais ou coisa assim, se ainda não viu, corre que vale a pena! (Acabei de descobrir que o garotinho do filme é feito por dois irmãos gêmeos, ownnn)

O Paizão:
Sonny Koufax (Adam Sandler) tem 32 anos, é formado em Direito mas, ao contrário de seus colegas de faculdade, trabalha em um pedágio por pura preguiça de buscar algo melhor. Cansado de ser dispensado pelas mulheres, que o acusam de ser imaturo, Sonny tem a ideia de adotar Julian McGrath (Cole e Dylan Sprouse), uma criança de cinco anos, para demonstrar maturidade. Mas nem tudo corre como ele imagina e logo percebe que cuidar de uma criança não é tão simples assim.

O Paizão
 (Big Daddy)


 Temos que aproveitar enquanto há tempo, depois que o bebê nascer o tempo será totalmente dedicado a ele! Se alguém tiver mais filmes para essa lista, escreve aí nos comentários (: